Quando?

Lançamento do CD – 31 de outubro 2017

Texto de apresentação do CD

No dia 29 de setembro de 2015, em reunião do Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos, surgiu a necessidade de, para além de outras atividades, promover uma iniciativa que já vinha sendo acarinhada pelo Padre José Manuel mas que ainda não tinha sido assumida por ninguém da paróquia, iniciativa essa que se traduzia na criação de um CD dedicado a Maria. Nesse dia o Padre José Manuel perguntou-me se queria abraçar esta iniciativa, projeto esse que decidi acarinhar com sentido de missão: Vamos lá então arregaçar as mangas.

Tarefa árdua e difícil tendo em consideração o nível e a qualidade então exibidos no último CD que a Paróquia promoveu dedicado ao NATAL e que foi um sucesso.

A melhor forma de o fazer seria, em meu entender, convocar a equipa que o projetou e trabalhou no CD de NATAL – Maria José Simões, Pedro Altino e o Vitor Nunes.

Numa 1ª reunião realizada no dia 30 de novembro de 2015, reunimos com o padre José Manuel para definir as linhas mestras, como fazer, definição de prazos, qual a envolvência e quem iria compor as letras e músicas. Inicialmente pensou-se arrancar com os mesmos compositores mas em reuniões posteriores percebemos que o projeto poderia ficar comprometido. Alguns avanços, alguns recuos, por fim decidimos avançar com o alargamento da equipa tendo o Padre José Manuel efetuado convite ao Valter Silva (obrigado Valter), ao Lino Lobão (obrigado Lino) e mais tarde à Manuela Bulcão (Obrigado Manuela) que aceitaram abraçar este desafio, e o convite formalizado por mim aos meus bons amigos que desde a 1ª hora acarinharam e trabalharam nesta iniciativa, a Irmã Maria Amélia Costa (obrigado Irmã), Henrique Manuel Pereira (Obrigado Henrique) e o Vitor Pereira (Obrigado Vitor), e aos membros da equipa Maria José Simões (obrigado Zé) ao Pedro Altino (obrigado Pedro) e ao meu irmão Vitor Nunes (obrigado Vitor). Outros agradecimentos serão efetuados a seu tempo, no entanto a estes não podia deixar de os referir. Um grande abraço. Bem hajam.

Este CD dedicado a Maria não teve como principal objetivo ser um CD dedicado exclusivamente a MARIA, apenas na sua vertente puramente religiosa, onde falaríamos dela como Mulher e Mãe, mas intencionalmente procuramos que a sua VIDA viesse ser luz no caminho de tantas mulheres e mães que sofrem as angústias e as dores de tanta indiferença e desumanização.

Por isso este CD “mulher mãe   maria” cantar a vida com o coração, pretende ser um projeto inspirado na vida de mulheres, na vida das nossas mães, na vida de uma especial mulher e mãe, Maria! Ela viveu os mesmos problemas que afligem tantas mulheres e homens, com vidas marcadas por dificuldades imprevisíveis, vidas perseguidas, refugiadas, sofridas…

“mulher mãe   maria” intitula este trabalho que pretende ser uma interpelação à vida de todos os que lutam contra a indiferença… (e como lutam as mulheres)

Iluminadas/os por uma “senhora mais brilhante que o sol” cantemos, também com o coração o Seu e o nosso magnificat…!

Por isso deixo-vos o convite de assumirem, assim como nós, este objetivo de o adquirirem e divulgarem ao maior número de pessoas, para que esta dimensão pastoral não fique dentro de portas, mas se alargue a todo lugar, a todos os povos.

Pe. José Manuel e caros amigos e equipa, valeu a pena.

Um bem hajam.

Jorge Nunes